Será que somos todos histéricos?

Será que para os veterinários somos todos histéricos?

Começo a achar que no curso de medicina veterinária deve haver uma cadeira que se chama “histerismo dos donos”.

Há uns dias li o que aconteceu à cadela da Maria João Bastos e o relativizar da veterinária aquando a Maria João partilhava o seu desespero.

Eu já tinha falado (aqui) que uma das coisas que me tirava do sério no veterinário, era exactamente o facto de acharem sempre que os donos são os obcecados dramáticos.

Há uns meses, aconteceu exactamente um episódio parecido (com o da Maria João) com uma amiga minha e o seu cão Pietro.

A mim, em tempos… com outra gata que tive, também me aconteceu…

A cadela do meu Pai, morreu-lhe nas mãos (falei aqui) e talvez não teria acontecido, se a veterinária dela fosse mais cautelosa e ouvisse as queixas dos donos…

Então dou por mim a pensar e fico invadida com algumas questões:

Quando um dono liga para o veterinário a dizer que o animal está com dificuldade em respirar ou qualquer outro sintoma, com que direito alguém a quem confiámos o nosso animal (amigo)  acha que somos exagerados e relativiza o tema?!

Eles não falam, mas nós existimos enquanto responsáveis por eles para ser entre muitas coisas, para ser a voz deles… como não nos levar a sério?

Ah, porque há donos chatos e exagerados, sim mas não podemos tomar uma parte como um todo, senão o que seria!

Que eu saiba, na medicina veterinária também se faz o juramento de Hipócrates, então e onde é que fica:

“A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.”?

Se tivéssemos a falar do SNS, onde a saúde é suportada pelo Estado, quase que entendo que travem os “pseudo-hipocondríacos” de encher os hospitais e centros de saúde sem motivo aparente! Agora, que eu saiba, somos nós (os donos) que suportamos todas e quaisquer despesas no veterinário, que são longe de ser baratas, por isso, não creio que a intenção seja poupar dinheiro aos donos, mas sim o não dar importância à voz do dono…

 

Tenho sempre muitos problemas em confiar nos veterinários, talvez porque quando era uma adolescente, fiz um estágio num conhecido Hospital Veterinário e até hoje, há muita coisa que não consigo esquecer…

Sim, eu sei que com os humanos também há casos de negligência aos pontapés… mas hoje, apeteceu-me falar dos nossos peludinhos.

 

Photo credits: Angelina Litvin

2 Replies to “Será que somos todos histéricos?”

  1. COMPLETAMENTE!! E a questão não se trata se a veterinária tem ou não culpa, porque errar, erramos todos. A diferença é que vets e médicos lidam com vidas, logo os erros podem ser mortais. Não importa se a dona ligou 3 ou 8 vezes. Ligou e queixou-se para não ser ouvida.
    Importa sim que ninguém se queira responsabilizar perante uma morte. Não faz nenhum sentido andarem a atirar culpas uns para os outros! Admita-se o que se fez. Não é só uma cadela ou só um animal. Isso não existe. É um membro da família PONTO! Eu ia lá com a minha gatinha e fui das primeiras pessoas a apontar o dedo e a dizer que era uma péssima atitude, não pelo erro que todos podemos cometer, mas pelo não se poder incomodar alguém que já não está em trabalho ou que se encontra longe. HOUVE UM MEMBRO DA FAMÍLIA A MORRER! Isso sim é que a mim me importa e muito!
    _Ela.

    1. Eu confesso que tenho sempre receio onde levo a minha gata.
      Na cirurgia que ela teve que fazer há cerca de 1 mês, durante o dia liguei algumas vezes porque ninguém me dizia nada e num dos telefonemas a veterinária disse-me:
      “Mas você não confia em mim?”
      E eu fiquei a pensar naquilo… de facto não confio. Mas também elas não fazem muito por isso, não me dão grandes provas de confiança.
      Não respeitam a dor e angustia dos donos e tratam-nos como se fossemos crianças mimadas… e isso tira-me do sério.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Coisas FABULOSAS acontecem a quem subscreve esta newsletter!
Maria Amélia ícone
error: Conteúdo protegido!!
%d bloggers like this: