Lagos é sempre uma maravilhosa surpresa!
É daqueles recantos do Algarve que vale mesmo a pena conhecer.
Assim que chegamos encaramos logo com aquela marina que nos tira o ar com tanta beleza. Sentar naqueles banquinhos a ver os barcos a entrar, dá uma paz única.
Nós (os portugueses), temos imensa sorte em ter um Algarve nas nossas vidas. Já lá vai o tempo, onde o Algarve era só e apenas um destino de praia e verão, é muito mais que isso!
Em qualquer altura do ano, é uma maravilha ir ao Algarve. Pode não estar aquele sol que nos apetece logo dar um mergulho, mas há quase sempre sol. E sabe que eu sou “arraçada” de planta… preciso do Sol para fazer a minha fotossíntese J
Então para quem não conhece vou falar um pouco da cidade de Lagos.
Pertence ao distrito de Faro, tem cerca de 18 500 habitantes e está localizada no Barlavento Algarvio, ou seja, a zona ocidental do Algarve.
Lagos está historicamente ligada aos Descobrimentos Portugueses, sendo hoje um dos mais atrativos centros turísticos do Algarve.
O que visitar em Lagos?
Cidade
Sendo a cidade maioritariamente pedonal, aproveitem para explorar a cidade a pé e deixem-se surpreender a cada esquina.
Apesar da destruição causada pelo sismo de 1755, muitas das casas do centro histórico mantêm a tradicional pedra trabalhada, as pitorescas varandas de ferro forjado e os pátios interiores. Não passe sem entrar na igreja Matriz ou de tirar uma foto à célebre estátua do Infante D. Henrique… E já agora, tire uma outra “chapa” à estátua mais original de El Rei D. Sebastião. Lojas, bares e restaurantes alinham as ruas calcetadas, tornando-as num local agradável para um passeio e para provar a gastronomia local.
Lagos também tem uma animada vida nocturna.
Praia
Apesar da cidade ser muito bonita, penso que as praias são o maior motivo do turismo desta zona.
Há praias lindíssimas com longos areais e praias mais pequenas e abrigadas.
A praia Meia Praia é um local de eleição para a prática de desportos aquáticos, enquanto nas praias mais pequenas, como a praia da Boneca ou a praia D. Ana podem-se encontrar grutas, piscinas escavadas nas rochas e lugares paradisíacos.
Marina
A Marina de Lagos é sítio muito bonito, entrar em Lagos e ver este “quadro” é um regalo para os olhos!
Tem um ambiente mais contemporâneo, mais moderno, com lojas, cafés e restaurants.
É o local ideal para beber um copo e relaxar.
Podes gostar de ler:
Já me segues no Facebook e no Instagram? ♥
Créditos da fotografia: Maria Amélia®