É certo e sabido que as segundas-feiras nem sempre são a coisa mais agradável do mundo!
E por um lado, até faz algum sentido.
Ora vejamos…
Aproveitamos o fim-de-semana para fazermos tudo o que não conseguimos e podemos ao longo da semana, o que, já por si só, é injusto…
São apenas dois dias!
Não dá para quase nada.
O fim-de-semana serve para descansar, para arrumar a casa, ir às compras, tratar da bricolage, levar o gato ao veterinário, ir à manicure e cabeleireiro, lavar o carro, tratar da roupa, mudar a água do aquário e mais umas 129534 coisas… com sorte ainda conseguimos marcar um jantar com amigos, visitar familiares ou ir beber um copo… e para isto tudo são apenas 2 dias!
Não sei quem fez esta conta… mas não era bom a matemática de certeza!
A menos que a organização seja um ponto forte e que tenhamos um plano para durante a semana rentabilizarmos ao máximo o tempo, chegamos a domingo à noite com a certeza que muito ficou por fazer…
E cansados e com sono.
E naturalmente que com essa bagagem a segunda-feira na maioria das vezes já começa azeda!
Por isso, decidi partilhar as minhas 6 dicas para que as segundonas comecem bem e que me ajudem a ter uma semana incrível.
Começo por aquela palavra mágica que eu tanto adoro e talvez até tenha uma certa obsessão por ela.
Dica #1 ORGANIZAÇÃO
Para mim organização é a chave para que as coisas funcionem bem!
Apesar de gostar de apontar tudo no meu telemóvel, não dispenso em momento algum ter um planner onde escrevo todos os meus afazeres pessoais e profissionais.
Créditos: Jeshoots
É uma forma de não me esquecer deles e também de me organizar a gerir o tempo.
E depois de cumprir algum objectivo, nada me sabe melhor do que colocar um visto como está feito e chegar ao fim da semana e ver o quão fui ou não produtiva.
Dica #2 PRIORITIZAR
Saber dizer não e saber dizer agora não, são duas belas formas de nos ajudar a estabelecer prazos e a cumpri-los.
Podemos ter muitas tarefas a fazer, mas nem todas têm o mesmo nível de importância e cabe-nos a nós decidir qual a importância de cada uma.
Créditos: Isaiah Rustad
Bem sei que às vezes as tarefas menos importantes são também as mais fáceis e se não as assinalarmos com o nível de prioridade vamos faze-las primeiro do que as realmente importantes. E não queremos isso!
Eu defino por cores a prioridade de cada tarefa dentro dos grupos: pessoal e profissional.
Dica #3 OBJECTIVOS REAIS
Antigamente eu cometia muito este erro!
Escrevia imensos objectivos para uma semana, nunca os conseguia cumprir e penalizava-me.
Créditos: Raw Pixel
O tempo não estica, há sempre imprevistos, por isso, convém que os objectivos sejam reais para depois as expectativas não serem defraudadas.
Uma dica para isto é ter um planner semanal e um mensal. Neste último podemos colocar tudo o que queremos fazer nesse mês e no semanal deixamos apenas o que nos comprometemos a fazer nessa semana.
Dica #4 ARRASTAMENTO
Mais uma coisa que eu antes fazia!
Arrastar temas pendentes de semana para semana.
Não serei a única pessoa a faze-lo, mas há assuntos que eu arrastava de semana para semana, todas as semanas escrevia no planner e isso ficava-me a remoer.
Créditos: Estée Janssens
Não serve de nada!
Se não tiver ao nosso alcance resolver nessa semana, então passa para o planner mensal, se podermos resolver esta semana, então temos que resolver, se não tiver resolução em momento algum, então apagamos de todo o lado.
Dica #5 SOMOS MAIS QUE APENAS TRABALHO
Se definirmos a importância do nosso “EU” é mais fácil de nos sentirmos saudáveis e felizes.
Ter um tempo para sentar no sofá, ler 3 folhas de um livro, ir ao ginásio, conversar com o marido, dar festinhas na gata, ver uma série, jantar calmamente, comer bem e saudável, são as coisas mais importantes para que a nossa semana permita que estejamos em pleno.
Créditos: Bewakoof
Como diz um amigo meu:
Eu não vivo para trabalhar, trabalho para viver!
Dica #6 FUGIR DAS TOXICIDADES
Eu não sou capaz de escrever um texto deste género e não falar de toxicidades.
Quem me lê sabe disso muito bem!
Porque não há nada pior que alimentarmos e sustentarmos relações ou ambientes tóxicos.
Claro que há situações que é impossível de evitar, em ambiente profissional há sempre um ou outro colega que não se suportam, mas o truque (ainda que difícil) é não lhes dar mais importância que eles têm.
Créditos: Manuel Meurisse
Mas, muitas vezes, temos relações tóxicas nas nossas vidas porque escolhemos ter e isso é o maior erro!
Comecem a semana a fugir disso, a não marcar nada com pessoas que vos minem a cabeça, não vos coloquem em situações desse género!
Eu acredito em segundas-feiras boas! Positivas!
Cheias de oportunidades de sermos mais e melhores.
Não inclui aqui três coisas que acho fundamentais, que são: Dormir bem, rir muito e abraçar ainda mais.
Não inclui, porque não são dicas, são mesmo formas de estar na vida, são obrigatórias!
Vamos ser gratos e ter uma atitude positiva perante a vida.
Créditos da fotografia de destaque: Simon Migaj
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