Mirtilos

O que eu gosto de mirtilos!

Agora começam a aparecer mais e ainda bem porque há uns tempos eram difíceis de encontrar e muito mais caros do que são actualmente.

Desde que fiquei doente aprendi a ouvir o meu corpo.

Pode parecer estranho, mas acreditem em mim.

O nosso corpo fala e até pede coisas! ♥

Eu antes adorava fruta, quase todas as frutas.

Nos últimos tempos, o meu corpo têm algumas preferências.

E até faz algum sentido.

Pede-me frutas vermelhas (carregadinhas de antioxidantes).

E por isso, hoje falo numa dessas frutas que eu adoro e que faz um bem danadinho à saúde!

Os mirtilos!

  • São ricos em vitaminas A, B, C e PP.
  • Possuem sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítricos, málico e tartárico.
  • É o Cristiano Ronaldo dos antioxidantes, ou seja, é o maior alimento com teor de antioxidantes.

Os benefícios dos mirtilos são mais que muitos, mas destaco estes:

  • Memória/Coordenação Motora: Os mirtilos provocam um efeito positivo no sistema nervoso. Ajudam a aumentar os níveis de dopamina (neutrotransmissor vital), melhorando assim a memória. Pode ainda, aliviar o declínio cognitivo. O mirtilo ajuda a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo. Protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral. São excelentes antídotos para a depressão.
  • Intestinos/Estômago: Contém antocianinas, antioxidantes antibacterianos eficazes contra causas de gastroenterite, tais como E.Coli. Também combatem as bactérias que provocam diarreia. Em forma de chá ou sumo, ajudam a tratar e a prevenir infecções urinárias (por exemplo a cistite).
  • Visão: Os mirtilos têm concentrações muito elevadas de antocianinas (um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada). Ajudam também a prevenir problemas oculares como o glaucoma, graças à sua capacidade de aumentar o cologénio.
  • Colesterol: Há estudos que revelaram que os mirtilos podem baixar os níveis do mau colesterol (LDL), sendo mais eficaz que muitos medicamentos.
  • Antioxidante: Ele é o rei dos antioxidantes. É o fruto que contem mais antioxidantes e por isso trabalha a nosso favor para neutralizar radicais livres que prejudicam o nossos sistema imunológico. Previnem doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro e atenuam processos relacionados com o envelhecimento (cataratas, Alzheimer).

E por isto e muito mais (e porque são mesmo deliciosos) que os mirtilos fazem parte do meu dia-a-dia e já não vivo sem eles!

Costumo usar nas papas de aveia, ou iogurtes, ou simplesmente… petiscando!

Também os podem congelar para fazerem sumos ou batidos.

No outro dia, levei-os para a praia congelados e só vos digo que foi uma ideia maravilhosa. 🙂

Ou até mesmo, para quem goste, uma sangria fresquinha de frutos vermelhos.

São fáceis de encontrar em qualquer hipermercado e se preferirem,  podem escolher os biológicos!

 

 

Créditos da fotografia:Elizadean

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Maria Amélia ícone
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