O que eu gosto de mirtilos!
Agora começam a aparecer mais e ainda bem porque há uns tempos eram difíceis de encontrar e muito mais caros do que são actualmente.
Desde que fiquei doente aprendi a ouvir o meu corpo.
Pode parecer estranho, mas acreditem em mim.
O nosso corpo fala e até pede coisas! ♥
Eu antes adorava fruta, quase todas as frutas.
Nos últimos tempos, o meu corpo têm algumas preferências.
E até faz algum sentido.
Pede-me frutas vermelhas (carregadinhas de antioxidantes).
E por isso, hoje falo numa dessas frutas que eu adoro e que faz um bem danadinho à saúde!
Os mirtilos!
- São ricos em vitaminas A, B, C e PP.
- Possuem sais minerais, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, açucares, pectina, tanino, ácidos cítricos, málico e tartárico.
- É o Cristiano Ronaldo dos antioxidantes, ou seja, é o maior alimento com teor de antioxidantes.
Os benefícios dos mirtilos são mais que muitos, mas destaco estes:
- Memória/Coordenação Motora: Os mirtilos provocam um efeito positivo no sistema nervoso. Ajudam a aumentar os níveis de dopamina (neutrotransmissor vital), melhorando assim a memória. Pode ainda, aliviar o declínio cognitivo. O mirtilo ajuda a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo. Protege o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral. São excelentes antídotos para a depressão.
- Intestinos/Estômago: Contém antocianinas, antioxidantes antibacterianos eficazes contra causas de gastroenterite, tais como E.Coli. Também combatem as bactérias que provocam diarreia. Em forma de chá ou sumo, ajudam a tratar e a prevenir infecções urinárias (por exemplo a cistite).
- Visão: Os mirtilos têm concentrações muito elevadas de antocianinas (um composto normalmente vinculado com prestações que melhoram a visão nocturna e reduzem a vista cansada). Ajudam também a prevenir problemas oculares como o glaucoma, graças à sua capacidade de aumentar o cologénio.
- Colesterol: Há estudos que revelaram que os mirtilos podem baixar os níveis do mau colesterol (LDL), sendo mais eficaz que muitos medicamentos.
- Antioxidante: Ele é o rei dos antioxidantes. É o fruto que contem mais antioxidantes e por isso trabalha a nosso favor para neutralizar radicais livres que prejudicam o nossos sistema imunológico. Previnem doenças cardiovasculares, vários tipos de cancro e atenuam processos relacionados com o envelhecimento (cataratas, Alzheimer).
E por isto e muito mais (e porque são mesmo deliciosos) que os mirtilos fazem parte do meu dia-a-dia e já não vivo sem eles!
Costumo usar nas papas de aveia, ou iogurtes, ou simplesmente… petiscando!
Também os podem congelar para fazerem sumos ou batidos.
No outro dia, levei-os para a praia congelados e só vos digo que foi uma ideia maravilhosa. 🙂
Ou até mesmo, para quem goste, uma sangria fresquinha de frutos vermelhos.
São fáceis de encontrar em qualquer hipermercado e se preferirem, podem escolher os biológicos!
Créditos da fotografia:Elizadean