Polémica | Urban Beach

Estou a assistir a esta polémica fora de Portugal e com pouco acesso à internet mas tenho lido aqui e ali e percebi que alguém filmou o que sempre aconteceu na noite de Lisboa, Porto, Algarve e por este mundo fora.

Ou seja, pancadaria da séria!

Eu não vi os vídeos, até porque tive a infelicidade de assistir ao vivo a várias cenas deste tipo na noite de Lisboa há vários anos.

Pelos vistos, pouco ou nada mudou!

Eu não estou a desvalorizar ou relativizar, nem tão pouco sei exactamente o que se passou.

Sei apenas aquilo que todos sabemos, que a violência não nos leva a lado nenhum.

Agora também sei que saí muito à noite em Lisboa, que vi muita pancadaria à porta do velhinho Alcântara Mar, vi dentes a saltarem à porta do Kremlin arrancados por um ou outro segurança , vi arrastões feitos por gang’s em Santos, vi facadas no Bairro Alto entre grupos rivais, vi dread’s a espancarem betos, vi grupos de betos a baterem num único rapaz por causa de uma miúda…

Ou seja, a violência na noite, vem de todos os lados.

Não se precisa ser necessariamente um Zé armado ao pingarelho, nem estar mal vestido, ser preto, ser cigano, ser de Chelas ou da Margem Sul, basta apenas estar-se lá, ter azar e pronto!

Neste caso em concreto, parece que o Urban Beach é conhecido por várias cenas de violência que envolvem os seguranças. Eu não frequento o Urban Beach, não faço ideia o que se passa lá.

Sei que já conheci pessoas fora de Portugal que quando visitaram Lisboa e foram ao Urban Beach, foram mal tratados pelos seguranças, mas não sei o que significa ser mal tratado, nem sei o que fizeram.

Mais uma vez digo que nada justifica a violência, mas não posso atacar uns e defender outros, sem ter assistido à cena.

Segundo li há várias queixas contra estes seguranças, e todos os relatos que li, fazem-me lembrar muito do que vi à porta do Kremlin há muitos anos.

E mais uma vez não estou a atribuir culpas, estou simplesmente a relembrar-me de muitas cenas tristes que vi no passado e que pelos vistos continuam-se a repetir…

Por isso, infelizmente a noite continua a ser um perigo em vez de ser apenas um divertimento.

Mas o que mais me fez pensar neste caso é a força que as redes sociais têm.

Foi por causa de um vídeo que se tornou viral que tudo tomou esta dimensão e que levou o Ministério da Administração Interna a fechar a discoteca Urban Beach durante 6 meses assim como decretou a prisão preventiva de dois dos três seguranças envolvidos.

E se ninguém tivesse filmado?

As 38 queixas feitas na PSP desde o início do ano sobre este espaço não foram suficientes para ser feita alguma coisa?

Mas ainda assim, a PSP diz que sair à noite em Lisboa é seguro…

Talvez seja mais seguro do que atravessar a Síria, mas daí a ser seguro, já tenho algumas dúvidas…

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: